Realidade virtual vs Realidade aumentada

Interatividade é algo que nos rodeia em todo o nosso dia a dia, tudo é interativo começando pelos brinquedos, a TV até aos dispositivos móveis ficando por isso muito na moda tendo bastantes usos. Este conceito é recente, mostrando uma maior abrangência que o conceito anterior de interação, integrando se em campos para além da física e no campo da informática trazendo toda uma nova bidirecionalidade.


Realidade virtual vs Realidade aumentada

  • O que é a realidade virtual?

        Realidade virtual é uma tecnologia de interface que tem como objetivo enganar os sentidos dos utilizadores, transportando-o e submersando-o num ambiente virtual gerado a partir de um dispositivo computacional. Para tal acontecer, devem ser induzidos efeitos sonoros, visuais e táteis de forma a criar estímulos e permitir que a experiência possa decorrer da melhor forma. Plataformas como o PlayStation VR da Sony, tentam transportar o indivíduo para dentro de um jogo, imersão total dos sentidos, sendo possível olhar para os lados sem necessidade de interação com comando.



  • O que é a realidade aumentada?

     Realidade aumentada é uma tecnologia que depende de uma webcam ou outro dispositivo que permita a criação e a interpretação de um objeto virtual, como o exemplo um simples gato até à recriação de ambientes pré-históricos. Através de uma câmara é transmitida uma imagem que se combina com a animação efetuada por um software ou aplicativo inteligente. A imagem será projetada como uma imagem 3D anteriormente estabelecida no aplicativo.



  • Qual a diferença entre estes dois tipos de realidade?

       A principal diferença entre estas duas tecnologias consiste no facto de a Realidade Virtual permitir a imersão do usuário num ambiente 3D e a Realidade Aumentada traz elementos do mundo virtual para o real. Ao usar a Realidade Virtual, a pessoa encontra uma experiência multissensorial e interage em tempo real nela, pois estará dentro de uma interface tridimensional, onde pode simular movimentos e ações. Já a Realidade Aumentada não se refere a uma nova realidade criada, mas sim a elementos 3D que são inseridos em ambientes reais. Temos como exemplo da aplicação desta tecnologia o jogo Pokémon Go, em que as personagens podem ser vistas em diversos locais reais, por meio da câmera do dispositivo móvel, ou seja, em vez de entrarmos em um ambiente tridimensional como acontece na Realidade Virtual, é o 3D que imerge no nosso mundo. A ideia de misturar o mundo virtual com o mundo real é promover uma maior interação entre o homem e a máquina. O que muda é a forma como isto ocorre, por um lado o utilizador pode sentir-se como se estivesse noutro lugar, fazendo e vivendo coisas que não existem no meio real.







  • Referências

http://www.ccg.pt/realidade-aumentada-aplicabilidade/


http://revistapontocom.org.br/edicoes-anteriores-artigos/afinal-o-que-e-interatividade


https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/09/o-que-e-realidade-virtual-entenda-melhor-como-funciona-a-tecnologia.html



Comentários

Mensagens populares