Ergonomia e Informática


ERGONOMIA

A palavra Ergonomia deriva das palavras gregas "ergon" que significa trabalho, e "nomos" que significa leis. Atualmente a palavra é utilizada para descrever a ciência de "conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o traballhador a adaptar-se à tarefa". É denominada também de Engenharia dos Fatores Humanos preocupando-se com a Interface Homem-Computador.






É uma ciência que estuda as adaptações do posto de trabalho de um determinado contexto específico, de forma a que os aspetos que impedem o desenvolvimento do trabalho possam ser analisados de forma a se encontrar uma solução coerente que irá melhorar a qualidade de vida e da atividade laboral praticada pelo indivíduo. Tem como objetivo prevenir patologias, que podem surgir por esforço repetitivo, melhorando o rendimento dos colaboradores junto às empresas, desenvolvendo ações que trarão benefícios para a empresa e colaboradores.




Deve ser aplicada em postos de trabalho de acordo com a atividade desenvolvida, a partir de informações trazidas pelo colaborador, como por exemplo queixas relacionadas ao desconforto no posicionamento adotado. O profissional que analisará esta situação deverá ter em conta para além das queixas, as dimensões do posto de trabalho, sugestão para a melhora do posto e na rotina dos colaboradores, além de apresentar um estudo científico para que a empresa compreenda os motivos para que as mudanças sejam realizadas. Deste modo, as atividades serão realizadas com mais qualidade e trará consequentemente benefícios que serão favoráveis para ambas as partes, trazendo mais saúde para os colaboradores, menor índice de faltas para a empresa, diminuição na incisão de lesões, redução de acidentes de trabalho e maior aproveitamento para a empresa.







Resumindo, a ergonomia tem como meta aumentar a eficiência organizacional (produtividade e lucros) e aumentar a segurança , a saúde e o conforto do trabalhador. Tenta diminuir os perigos e prevenir erros e acidentes melhorando as posturas adotadas pelos trabalhadores, tendo em conta os movimentos corporais efetuados, os fatores físicos ambientais que englobam o ambiente de trabalho e os equipamentos utilizados.



REGRAS BÁSICAS DE ERGONOMIA NA UTILIZAÇÃO DE UM COMPUTADOR

A utilização do computador como uma ferramenta de trabalho implica uma série de cuidados a ter no dia-a-dia, desde o posicionamento do corpo ao uso de equipamentos próprios.
Algumas das regras a ter em atenção são:

  • Estar a uma distância não inferior a 50cm e não superior a 1m do monitor.
  • A cabeça não deve estar a mais de 35º para a esquerda/direita e não mais de 15º/20º para cima/baixo.
  • Evitar ter os pulsos tortos ao usar o teclado ou o rato.
  • Manter a cadeira a uma altura ideal, de modo que nos permita trabalhar confortavelmente.
  • Manter sempre os pés bem apoiados nos apoios da cadeira para evitar desconforto atrás dos joelhos e não causar redução da circulação sanguínea.









REFERÊNCIAS

http://cantinhodointeresse.blogspot.com/2015/10/regras-basicas-de-ergonomia-na.html
https://www.significados.com.br/ergonomia/
http://www.crpg.pt/empresas/recursos/kitergonomia/Paginas/ergonomia.aspx
https://www.ivogomes.com/blog/o-que-e-a-ergonomia/
https://www.infoescola.com/saude/ergonomia/



















Comentários

Mensagens populares