Tipos de Média de Texto

Fonte Tipográfica

Uma fonte tipográfica é uma variedade, padrão, coleção de caracteres com os mesmos atributos ou desenhos e até com o mesmo tamanho/corpo. São exemplos muito conhecidos de fontes tipográficas o itálico ou negrito. As fontes são anglicismos que se tornaram populares a partir da década de 80 pela disseminação de usuários de computadores e programas de Microsoft que forma traduzidos para português.





Fontes bitmapped e escaladas

  • Bitmapped
As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeis o que faz com que ao serem guardadas perdem qualidade, especialmente ao serem ampliadas. As fontes bitmappped existentes são: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol. Se uma impressora não suportar este tipo de fonte, não pode imprimi-las. 

  • Escaladas
As fontes escaladas são fontes definidas matematicamente através de vetores e nunca perdem qualidade ao serem ampliadas. Foram desenvolvidas pela Adobe e são formato nativo do Post Script.



Fontes com serifa e sem serifa

Na tipografia as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que é possível visualizar no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif ou grotescas ou gothik. A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.
As serifas facilitam a leitura pois fazem o texto parecer contínuo do ponto de vista do leitor, visto que as palavras aparecem mais "aglutinadas". Uma das razões para isto se verificar é o seu percurso histórico - fomos habituados a elas.
Através de várias análises que se efetuaram, ficamos a saber que um leitor experiente não lê um texto letra por letra, mas sim palavra por palavra, e muitas vezes até palavras de uma vez.




Fonte Verdana

Verdana é uma família tipográfica sem-serifa que foi criada por Matthew Carter para a Microsoft e com colaboração no hinting manual. Foi publicada pela Microsoft em 1996 e passou a ser distribuída nas edições do seu sistema operacional Windows, no Microsoft Office e Internet Explorer.
Hoje em dia a verdana está instalada na maioria dos computadores e a versão Core fonts for the Web da verdana está disponível para download em sites externos.
O projeto desta fonte foi inspirado em tipografias humanas famosas como a Frutiger, no entanto, houve algumas diferenças intencionais, pois a fonte foi desenhada com o intuito principal de ser lida em tela. Sendo uma das diferenças mais marcantes as suas pseudo-serifas em letras como o "I" e o "J".
Porém, muitos editores da Web não recomendam esta fonte para ser utilizada em apresentação em tela, alegando que o seu corpo é maior que o mesmo tamanho respetivamente em outras fontes. Isto tudo faz com que os usuários que não a possuem confrontem-se com textos de leitura dificultada. Existe para além disto um defeito na fonte distribuída que não interpreta os seus caracteres conjugados.




Nuvem de Palavras


Referências:
https://wordart.com/whqgxn27udw4/word-art
Apontamentos professora
                                                 

Comentários

Mensagens populares