Uma imagem vale mais que 1000 palavras
"Existem vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar nesses formatos. Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em: programas bitmap (imagem) e programas vetoriais (gráficos ou desenho)."
- Compressão/técnicas de compressão com perdas e sem perdas
O termo de compressão sem perda de dados refere-se a métodos aplicados por algoritmos cuja informação é obtida após a descompressão é parecido à informação original, antes de ser comprimida.
Um método de compressão de dados é dito com perda quando a informação que se obtém depois do processo de descompressão não corresponde à original, no entanto, é suficiente aceitável para que possa ter utilidade. Este tipo de compressão é comum ser utilizada na compactação de aúdio e vídeo para a Internet. Dependendo do algoritmo aplicado a compressão com perda de dados pode levar a perda generativa, perdendo a qualidade cada vez mais que se fazem compressões sobre compressões.
Os codecs de transformação são amostras de imagem cortadas em segmentos pequenos, que depois são transformados num novo espaço e quantizados/codificados. Os codecs de previsão são dados codificados que são utilizados para prever a atual amostra de som ou quadro de imagem. A diferença destes dados para os reais é quantizada/codificada.
A vantagem destes métodos sobre os sem perda de dados é a obtenção de um ficheiro comprimido de menor dimensão mantendo uma certa qualidade relativamente ao original. A compressão com perda de dados é normalmente usada em som, imagens e vídeo/animação.
Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em:
- Programas bitmap (imagem)
- Programas vetoriais (gráficos ou desenho)
- Formatos de ficheiros de imagem Bitmap
Nos primórdios, os computadores eram capazes de exibir apenas linhas de texto. Com o aperfeiçoamento constante de recursos gráficos, tanto de hardware quanto de software, formas e cores variadas passaram a fazer parte da rotina de quem utiliza estas máquinas, situação que, aos poucos, resultou no surgimento de formatos variados de imagens. Muito destes se popularizaram com a Internet. É o caso dos padrões JPEG, GIF e PNG, entre outros.
-BMP
É um formato muito popular, devido ao programa de pintura do Windows, o Paint. É o formato mais comum e não inclui, até ao momento, nenhum algoritmo de compressão. BMP é uma abreviação da palavra "Bitmap", que pode ser traduzida como um mapa de bits.Uma imagem em BMP será um arquivo que possui uma descrição precisa da quantidade de pixels e cada cor, sendo que cada cor possui três valores. Não há necessidade de fazer cálculos pois quanto mais pixels uma fotografia possuir, maior será sua qualidade.
-GIF
Formato com compressão sem perdas, não perdendo a qualidade quando é alterado o seu tamanho original. Ficheiros que ocupam um pequeno espaço no computador, sendo perfeitos para o desenvolvimento de páginas para a Internet. No entanto não suporta mais do que 256 cores (8 bits de cor) e é lido por muitos programas. O sucesso deste formato na Web deve-se a particularidades como a transparência, a animação e o entrelaçamento.
-JPEG
Formato muito popular para compressão de ficheiros com vários níveis de compressão com perdas, mas que implica a perda de informação, diminuindo a qualidade da imagem. A compressão deste formato baseia-se na eliminação de informações redundantes e irrelevantes, ou seja na repetição da mesma cor em pontos adjacentes ou de cores semelhantes não diferenciadas a olho nu. Este é formato especial para trabalhar em páginas Web, apesar da perda de qualidade da imagem, pois são ficheiros que ocupam pequenos espaços e, às vezes, menores do que os do formato GIF.
-PDF
Formato criado com o programa Adobe Acrobat. Muito usado para converter e comprimir de forma substancial documentos de texto e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros computadores, por rede ou por suporte, bastando, para isso, que o outro computador tenha instalado o Adobe Reader ou outro programa que permita a leitura deste formato.
-PNG
Formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor até 48 bits, mas não comporta animação. O PNG, que é a abreviação de Portable Network Graphics sendo considerado uma alternativa ao GIF. É indicado para ser utilizado com imagens gráficas, já que permite utilizar transparências sem problemas algum. Além disso, o PNG também é capaz de comprimir as imagens sem causar danos à qualidade (diferente do que acontece com imagens em JPG). Porém, isso tem um preço: esse formato é o mais pesado em relação ao GIF e JPG apesar de ainda continuar mais leve do que o BMP) e pode ser que não funcione com perfeição em navegadores mais antigos.
Formato sem compressão. Muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização. É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem e o formato ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato. Geralmente, os programas de desenho não utilizam este formato, no entanto, programas de composição de texto permitem a importação de ficheiros com esta extensão.
- Formatos de ficheiros de imagem vetorial
O formato vetorial baseia-se em fórmulas matemáticas.
-CDR
O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logótipos, capas de revistas, livros, etc.
-SXD
Possui uma ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logótipos e tudo mais, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw, só que gratuito e também com grande qualidade, suportando a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes, sons.
-SVG
Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados. A grande diferença entre o SVG e outros formatos vetoriais, é o fato de ser um formato aberto, não sendo propriedade de nenhuma empresa.
-PS
É uma linguagem de programação especializada para visualização de informações, ou uma linguagem de descrição de páginas, originalmente criada para impressão e posteriormente modificada para o uso com monitores. A linguagem fornece uma máquina de pilha e comandos específicos para o desenho de letras e figuras, incluindo comandos de traçado e formas de representação de imagens.
-WMF
É um formato de arquivo gráfico do Sistema Microsoft Windows. Estes arquivos são portáveis entre as aplicações e possuem no seu conteúdo a característica gráfica vetorial, que ao ser visualizado mantém as características originais de imagem mesmo quando de sua ampliação.
- Referênias
https://www.tecmundo.com.br/software/119207-saiba-4-principais-formatos-imagens.htm
https://xoxo42.wordpress.com/2015/11/16/formatos-de-ficheiros-de-imagem-vetorial/
Comentários
Enviar um comentário