A COR está presente em tudo o que observamos
"Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessário criarem-se modelos que as representem, tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor. Assim, o objetivo de um modelo de cor é oferecer a especificação de cores duma forma standard, utilizando um sistema de coordenadas, na qual a cor é representada por um ponto."
- Pixel
Pixel é a junção das palavras picture e element, ou seja traduzindo-se para elemento de imagem, significa o menor elemento de um dispositivo de exibição como é o caso dos monitores e ao qual é possível atribuir uma cor. É, portanto, uma forma de designar o menor ponto ao qual podemos atribuir uma cor, e o seu conjunto define uma imagem completa.
Cada pixel é composto por 3 pontos - verde, vermelho e azul, sendo que estes pontos são capazes de apresentar 256 tonalidades diferentes (=8 bits) e pela sua combinação é possível atingir 16.7 milhões de cores diferentes.
- Resolução
A resolução de imagem é o que descreve o nível de detalhe que uma imagem apresenta, sendo que quanto mais resolução apresenta uma imagem mais detalhes esta tem. A resolução pode ser medida em várias formas.
É a esta que quantifica quão próximas as linhas podem ficar umas das outras e poderem ser visivelmente determinadas. As unidades de medida podem estar associadas a tamanhos físicos como é o caso de linhas por mm ou polegada, ou então ligadas ao tamanho total de uma figura como é o exemplo das linhas de televisão. Para além disso, os pares de linhas são utilizados como substituto das linhas individuais, sendo compostos por uma linha apagada e uma linha acesa adjacentes.
Quando a profundidade é mais baixa, o valor das cores está dependente dos valores atribuídos a uma paleta de cores, que podem ser fixas pelo hardware ou um modificável - as pseudo-paletas.
O tamanho da imagem depende da combinação de vários fatores entre os quais a dimensão do monitor, a sua resolução e a dimensão em pixels da imagem.
Modelos de cor
- Profundidade de cor
Quando a profundidade é mais baixa, o valor das cores está dependente dos valores atribuídos a uma paleta de cores, que podem ser fixas pelo hardware ou um modificável - as pseudo-paletas.
- Tamanho do ficheiro
O tamanho da imagem depende da combinação de vários fatores entre os quais a dimensão do monitor, a sua resolução e a dimensão em pixels da imagem.
Modelos de cor
- Modelo RGB
Isto só foi possível devido ao desenvolvimento tecnológico de tubos de raios catódicos, como os quais foi possível efetuar o display de cores em vez de fosforescência. Assim, não devemos confundir estas 3 cores com as cores primárias - magenta, ciano e amarelo, visto que estas se combinam com base na reflexão e absorção de fotões enquanto o RGB resulta da emissão de fotões criados por uma fonte emissora - tubos de raios catódicos.
O seu principal objetivo é a reprodução destas cores em dispositivos eletrónicos como computadores e telemóveis. Cada pixel na tela pode ser representado no computador ou na interface do hardware como valores para vermelho, verde e azul. Para isso, esses valores são convertidos em intensidades e voltagens via correção-gama para que tudo se consiga reproduzir da forma adequada nos displays.
- Modelo CMYK
- Modelo HSV
A saturação também identificada como pureza, indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, sendo que quanto menor for esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem e maiores valores correspondem a uma imagem mais pura. Exprime-se num valor percentual entre o 0 e o 100%.
O valor traduz a luminosidade - luz refletida ou o brilho - luz emitida de uma cor. É o valor é o que indica se uma cor é mais clara ou escura indicando a quantidade de luz que a mesma contém. Esta grandeza indica a quantidade de preto presente na imagem e exprime-se também num valor percentual.
- Modelo YUV
Referências:
https://www.wikipedia.org/
Power point da professora
https://www.wikipedia.org/
Power point da professora
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