A COR está presente em tudo o que observamos

"Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessário criarem-se modelos que as representem, tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor. Assim, o objetivo de um modelo de cor é oferecer a especificação de cores duma forma standard, utilizando um sistema de coordenadas, na qual a cor é representada por um ponto."

  • Pixel
Pixel é a junção das palavras picture e element, ou seja traduzindo-se para elemento de imagem, significa o menor elemento de um dispositivo de exibição como é o caso dos monitores e ao qual é possível atribuir uma cor. É, portanto, uma forma de designar o menor ponto ao qual podemos atribuir uma cor, e o seu conjunto define uma imagem completa.
Cada pixel é composto por 3 pontos - verde, vermelho e azul, sendo que estes pontos são capazes de apresentar 256 tonalidades diferentes (=8 bits) e pela sua combinação é possível atingir 16.7 milhões de cores diferentes.







  • Resolução
A resolução de imagem é o que descreve o nível de detalhe que uma imagem apresenta, sendo que quanto mais resolução apresenta uma imagem mais detalhes esta tem. A resolução pode ser medida em várias formas.
É a esta que quantifica quão próximas as linhas podem ficar umas das outras e poderem ser visivelmente determinadas. As unidades de medida podem estar associadas a tamanhos físicos como é o caso de linhas por mm ou polegada, ou então ligadas ao tamanho total de uma figura como é o exemplo das linhas de televisão. Para além disso, os pares de linhas são utilizados como substituto das linhas individuais, sendo compostos por uma linha apagada e uma linha acesa adjacentes.








  • Profundidade de cor
A profundidade de cor ou colour depth é um termo utilizado em computação gráfica que é utilizada para descrever a quantidade de bits, utilizados para representar a cor de um pixel aquando de uma imagem bitmap. É um conceito também conhecido por bpp - bits por pixel, e quanto maior for a sua abrangência maior é a escala de cores que está disponível.
Quando a profundidade é mais baixa, o valor das cores está dependente dos valores atribuídos a uma paleta de cores, que podem ser fixas pelo hardware ou um modificável - as pseudo-paletas.









  • Tamanho do ficheiro
O número de pixels que uma imagem bitmap apresenta ao longo da largura e comprimento constituem as dimensões da imagem. Por exemplo, num monitor de 15 polegadas apresenta 1024 pixels na horizontal e 768 na vertical caberá lá uma imagem com as mesmas medidas, no entanto, cada pixel aparecerá mais largo. Se por acaso se alterar a configuração do monitor para 1152 por 870 pixels, a imagem aparecerá com um tamanho inferior e ocupará apenas uma parte do ecrã. 
O tamanho da imagem depende da combinação de vários fatores entre os quais a dimensão do monitor, a sua resolução e a dimensão em pixels da imagem.



Modelos de cor

  • Modelo RGB
O modelo RGB é um modelo aditivo cromático que tem como objetivo partir de 3 cores para formar outras cores. RGB é a abreviatura de um sistema de cores aditivas em que o vermelho (red), o verde (green) e o azul (blue) são combinados de variadas maneiras de modo a formar um espetro cromático.
Isto só foi possível devido ao desenvolvimento tecnológico de tubos de raios catódicos, como os quais foi possível efetuar o display de cores em vez de fosforescência. Assim, não devemos confundir estas 3 cores com as cores primárias - magenta, ciano e amarelo, visto que estas se combinam com base na reflexão e absorção de fotões enquanto o RGB resulta da emissão de fotões criados por uma fonte emissora - tubos de raios catódicos.





O seu principal objetivo é a reprodução destas cores em dispositivos eletrónicos como computadores e telemóveis. Cada pixel na tela pode ser representado no computador ou na interface do hardware como valores para vermelho, verde e azul. Para isso, esses valores são convertidos em intensidades e voltagens via correção-gama para que tudo se consiga reproduzir da forma adequada nos displays.





  • Modelo CMYK
CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas que são o Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)). Este modelo funciona devido à absorção de luz, correspondendo à luz não absorvida as cores que são visíveis. É bastante utilizado por impressoras e fotocopiadoras de modo a ser possível reproduzir tudo o espectro visível - quadricomia. É um sistema subtrativo, opondo-se por isso ao sistema aditivo RGB - ciano é a cor oposta ao vermelho o que significa que atua como um filtro que absorve esta cor.






  • Modelo HSV
O modelo HSV é definido pelas cores formadas pelas grandezas toanlidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value). A tonalidade verifica o tipo de cor, incluindo todo o espetro; é a cor pura com saturação e luminosidade máximas que se exprime num valor angular de 0º a 360º.
A saturação também identificada como pureza, indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, sendo que quanto menor for esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem e maiores valores correspondem a uma imagem mais pura. Exprime-se num valor percentual entre o 0 e o 100%.
O valor traduz a luminosidade - luz refletida ou o brilho - luz emitida de uma cor. É o valor é o que indica se uma cor é mais clara ou escura indicando a quantidade de luz que a mesma contém. Esta grandeza indica a quantidade de preto presente na imagem e exprime-se também num valor percentual.








  • Modelo YUV
O modelo YUV foi criado de forma a desenvolver a transmissão de sinais de cor de televisão, sendo baseado na luminância que permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria esperado utilizando o modelo RGB. Este modelo permite transmitir imagens a preto e branco e ao mesmo tempo imagens de outras cores de forma independente. Nos outros modelos apresentados em cima cada cor dá-nos informação relativa à luminância permitindo ver as cores de forma independente. Ao passo que neste modelo a informação é guardada com a sua luminância separada da informação de cor sendo portanto composto pela componente luminância (V) e pela cor (U=blue Y e V=red). Com este modelo podemos representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo de forma significativa a informação que seria necessária  outro modelo.






 

Referências:
https://www.wikipedia.org/
Power point da professora






Comentários

Mensagens populares